quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Senado

Este ano serão eleitos 2 senadores por Estado. Em São Paulo, saem o Mercandante, que já vai tarde e espero que nunca mais volte, embora torça para o Santos FC, e o Tuma quer a reeleição.
Alguns problemas ocorreram na campanha. O Quércia, do PMDB, um dos favoritos, desistiu porque tem que se tratar de um câncer. O Romeu Tuma está internado há uns 20 dias e dizem que sua saúde não é boa.
Restam os outros candidatos, inclusive o Tuma, para que escolhamos nossos 2 representantes no Senado, que é a casa mais importante do Congresso Nacional. São só 3 senadores por Estado, mais o DF, e são apenas 81 senadores. Que normalmente são pessoas com mais idade, experiência política e de vida, com grande peso na hora das decisões nacionais.
Aí começa o problema para São Paulo. Hoje são favoritos a Marta e o Netinho. Vamos fazer uma análise breve de cada um dos candidatos:
- Martaxa: sabemos quem é ela, é aquela ricaça prepotente, que despreza os que ela considera inferiores a ela. Uma petista rica, esnobe e prepotente. Aquela do "relaxa e goza" na crise da aviação. Não sabe nada de nada.
- Netinho: é sambista de poucas músicas. Veio da Cohab do Itaquera e fez sucesso no pagode de quinta categoria. Ficou rico, esnobou os amigos do seu grupo e passou a rasteira neles. Depois de rico bateu na mulher, que foi na Delegacia prestar queixa. Tem um patrimônio milionário, mas na sua declaração de bens não consta nenhum imóvel ou carro. Pela declaração, é pobre. Mas foi fotografada a casa dele, uma mansão no Alphaville em SP, com carrões importados na garagem. Não deve ter o ensino fundamental completo. Pode ser nosso Senador da República, num mandato de 8 anos? Não pode. Deveria ter sua candidatura impugnada.
- Aloysio Nunes: experiente, político, competente, está apoiado pelo FHC. Deveria ganhar, pelas suas qualidades. Mas está em 3.º lugar nas pesquisas. Precisa ganhar, para dar alguma dignidade ao Senado por SP.
- Ricardo Young: não conheço, mas vi uma biografia por email, é o dono do Yazigi, parece ter boa formação intelectual. Vai ser meu segundo voto. Não deve levar nem uns 5% dos votos. Vai ficar atrás do Netinho e do Moacir Franco.
- Moacir Franco: alguém sabe que ele é candidato ao Senado? Além da Praça é Nossa, não sabia que ele fazia outra coisa. Ah, já fez músicas na década de 60/70. Não vai ser eleito, pelo menos.
- O resto: nem sei mais quem concorre. São inexpressivos.
Dá pra imaginar a cena: o país vota uma reforma econômica. O projeto vai ser discutido no Senado. São Paulo, por representar 40% do PIB nacional, deveria tomar a linha de frente da discussão, propor saídas, soluções, encabeçar discussões. Quem vai fazer isso? Netinho, Marta e Suplicy. Os 3 representando o futuro falecido político Lulla.
Vamos passar essa liderança para Minas Gerais. Pelo menos terá o Aécio e, talvez, o Itamar.
Tudo isso é muito triste. Em vez de melhorar, o Brasil só piora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário