Texto da Eliane Cantanhêde na Folha de hoje traz algumas comparações entre o atual presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, recentemente eleito, e o antecessor Álvaro Uribe. Diz que o antecessor é tosco, e o atual é intelectualmente privilegiado.
No Brasil o Lulla é tosco, todo mundo sabe, até ele. A Dilma é mais tosca do que ele.
A única comparação com a situação da Colômbia seria se o Serra fosse eleito. Um cara preparado, que estudou e saberia lidar com conflitos externos.
A Dilma não vai saber fazer isso. Ela é pior do que o tosco do Lulla.
Segue o texto.
Álvaro Uribe teve picos de mais de 80% de popularidade na Colômbia, mas o seu sucessor, Juan Manuel Santos, não vai ficar atrás e já disparou logo ao assumir.
Uribe e Santos, que foi seu ministro da Defesa à época do resgate de Ingrid Betancourt das Farc, não têm nada de bonzinhos. Ambos são duríssimos no combate ao narcotráfico e igualmente próximos dos EUA. A Colômbia é e vai continuar sendo o principal aliado de Washington na América do Sul.
Dito isso, às diferenças: Uribe é um tosco, voltou-se para dentro da Colômbia e deu de ombros para os vizinhos e para as articulações políticas comuns, enquanto Santos é refinado intelectualmente e tem uma visão geopolítica sofisticada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário