Estava vendo o programa eleitoral dos candidatos a governador e deputados estaduais. Além das baboseiras de sempre, especialmente do Mercadante e do Russomano, chamou a atenção os partidos ditos socialistas, como PCO, PSTU, PCB, e mais alguns que não lembro o nome.
Todos eles falam em socialismo, no Estado ter o poder, coisas que Lenin falava há 1 século.
O engraçado é que eles não têm coragem de usar as palavras comunismo ou comunista.
Todo mundo sabe que o comunismo acabou, já tem uns 30 anos. Morreu de falência múltipla dos órgãos. Não sobreviveu ao capitalismo. Não precisou de guerra, ao contrário, os comunistas ganharam as guerras indiretas contra o capitalismo, como a Coreia, Vietnã. Mas o mundo isolou os comunistas, que não souberam como se manter sem o mercado com o mundo dito ocidental.
Me lembro dos partidos nos tempos da Poli. Normalmente ganhava as eleições a Caminhando ou a Refazendo, que eram leninistas-trotskistas, sabe-se lá o que era isso. Mas eram menos radicais que a extrema esquerda da Libelu. Esta era mais do que leninistra-trotskista, era também maoista. Chegou a ganhar eleições na USP.
Todos os políticos de esquerda vêm de alguma dessas linhas de extrema esquerda, incluindo Zé Dirceu, Genoino, e até alguns do PSDB, cuja base também era a USP.
Hoje eles são da esquerda light. Ninguém se diz mais maoista. Quem foi Mao? Acho que nem ensinam mais nas escolas.
Hoje eles são petistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário